O Avenida será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), nesta sexta-feira, às 8h30min. O time de Santa Cruz teria escalado irregularmente jogadores oriundos da Série A de estaduais. A regra permite oito jogadores com esta origem, por rodada, e o Avenida teria ido para o jogo contra o rival Santa Cruz, na oitava rodada, com nove atletas nesta situação. Se for punido, pode perder quatro ou seis pontos, o que o afetaria diretamente na tabela de classificação do Grupo B. Assim, o Avenida cairia para a quinta colocação e o Inter-SM sairia beneficiado, ficando com a quarta posição e a vaga nas quartas de final para enfrentar o Veranópolis.
A denúncia da irregularidade foi posta pelo São Gabriel, na sexta-feira da semana passada, antes do término da fase classificatória. O Inter-SM entra como um terceiro interessado.
– O Inter-SM está preparado para o julgamento. Esperamos que seja cumprido o regulamento – afirma o advogado do Alvirrubro, Geraldo Andrade.Andrade explica que após o julgamento, a parte não favorecida tem até três dias para entrar com o recurso. O caso pode ir para o pleno do Tribunal de Justiça Desportiva e, depois, para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Sentimento
Ao longo da semana, na expectativa pelo resultado do julgamento, os jogadores do Inter-SM continuaram a rotina de treinamentos. No clube, a expectativa é para uma punição do Avenida, assim o Alvirrubro herdaria a vaga nas quartas de final e enfrentaria o Veranópolis em confrontos de ida e volta, sendo o primeiro jogo em Santa Maria e o segundo no Antônio David Farina.
– Meu sentimento é que o Inter-SM está nas quartas de final. Acredito que o Avenida vai perder os pontos. Aplica-se a regra e faz-se a justiça. Eles erraram e precisam ser penalizados de acordo com as regras da competição – opina o presidente do Inter-SM, Jauri Daros.
O julgamento online pode ser acompanhado, ao vivo, no Youtube do TJD da FGF.